
Uma pessoa foi resgatada com vida pela Força Aérea esta tarde depois de ter sido dada como desaparecida no mar por cerca de duas horas. Tratou-se de um praticante de caiaque que foi dado como desaparecido pelas 15h00 junto à praia da Consolação, em Peniche.
Para a missão foi ativado um helicóptero AW119 Koala que descolou da Base Aérea N.º 8, em Ovar, pelas 16h00. Após 15 minutos de buscas, o praticante de caiaque foi avistado pela tripulação, a cerca de 2 km da costa e a 3,7 km do local do desaparecimento.
De imediato, o Recuperador-Salvador desceu ao encontro da vítima e, com recurso ao guincho, recuperou-a para o interior do helicóptero. No momento do resgate a vítima encontrava-se consciente e estável, sendo posteriormente transportada para o Heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.
O helicóptero AW119 Koala, da Esquadra 552 - "Zangões", com sede na Base Aérea N.º 11, em Beja, cumpre permanentemente um alerta de 24h na BA8, em Ovar, para as missões de busca e salvamento junto da costa ou em terra.
A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira.